Nossos alunos moram em sua maioria em residências pequenas, algumas são localizadas em invasões. A renda das suas famílias também é baixa, e em geral o trabalho dos pais é informal. Muitos se queixam da falta de saneamento básico. Apresentam interesse marcante pela capoeira e pelo futebol. Quanto à religião, muitos freqüentam as igrejas católicas e evangélicas e outros preferem o candomblé. Nos momentos de lazer e cultura, costumam visitar as praias, o Parque Metropolitano onde está localizada a Lagoa do Abaeté, e a Casa da Música. No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem apresentam dificuldades na leitura, escrita e no uso da matemática. Atualmente a gestão está construindo um projeto de intervenção juntamente com a comunidade. O tema a ser investigado refere-se ao fenômeno da indisciplina e suas implicações na prática pedagógica. Acreditamos que as características do comportamento indisciplinado não são inatas ao indivíduo, nem resultam de fatos isolados, mas da multiplicidade de influências que recaem sobre a criança ao longo do seu desenvolvimento. Assim, inferimos que o problema da indisciplina circunscreve o ambiente educacional (familiar e escolar) necessitando de um estudo capaz de provocar transformações e desencadear novos processos no comportamento do indivíduo.